O papel da Filosofia da Educação
A palavra filosofia é grega, sendo composta de duas palavras: Philo e Sophia. Philo que significa; amizade, amor fraterno, respeito pelos iguais e a segunda que é Sophia quer dizer sabedoria. Portanto filosofia significa amizade pela sabedoria, amor e respeito pelo saber. Pode-se definir de acordo com (CHAUÍ, p.190), que: "Filosofia indica um estado de espírito, o da pessoa que ama, isto é, deseja o conhecimento, o estima, o procura e respeita". Deparamos algumas vezes com pessoas falando de suas concepções de vida descrevendo as como, "essa é minha filosofia de vida". Diante deste enunciado, pode-se pensar que o autor desta frase está fazendo referencia a um conjunto de ideias mais ou menos coerente que regulam seu modo de viver e enxergar o mundo, também dá referencia ao seu comportamento moral, a sua ética, o que considera certo ou errado, belo ou feio, ou seja, é uma concepção formada em sua ótica de leitura do âmbito geral da vida e a como a define. De acordo com SAVIANI, (2000, p. 45):
Acontece, porém, que a comunicação dos homens entre si e com as coisas estabelece relações que se bastam a si mesma. Não se trata, pois, de se utilizar um elemento pra se chegar a determinado objetivo, nem do reconhecimento da liberdade, ou de apreensão da realidade objetiva do ponto de vista da veracidade. Trata-se de um significado intrínseco à própria relação (domínio estético).
A filosofia educacional consiste em propiciar, por meio do ensino, o amadurecimento da pessoa, com o objetivo de fazê-la definir sua própria vida, tendo a consciência que tens o poder de decidir, ou seja, de fazer sua escolha, que a partir dessas escolhas poderá receber as consequências tanto de forma positiva ou negativa, isso se dá mediante a reação da escolha, esta reação à pessoa não pode escolher.
De forma analógica pode assim conceituar a filosofia da Educação como sendo um conjunto de ideias que nos define como é a educação. Percebe-se que na medida em que avança o estudo na filosofia educacional inúmeras são as questões que se assomam na mente humana e que essas pedem respostas objetivas, claras e verdadeiras. Reside aqui a importância de compreender a relevância da filosofia da educação, pois esta ciência objetiva-se em ajudar o ser humano a pensar e a organizar as questões e propor soluções para os desafios encontrado na sociedade uma prática educacional democrática em um mundo globalizado e saturado de informações que recebem da mídia, como quaisquer meios de comunicações e também de sua leitura de mundo a nossa volta e que estes precisam ser transformadas em conhecimento e este é revertido para o bem de um grupo ou de um seguimento da sociedade. De acordo com SAVIANI (2000, p.49):
Promover o homem significa torná-lo cada vez mais capaz de conhecer os elementos de sua situação a fim de poder intervir transformando-a no sentido da ampliação da liberdade, da comunicação e elaboração entre os homens. E para o conhecimento da situação, nós contamos hoje com um instrumento valioso: a ciência. Cabe à educação cultivar o bom senso, a consciência filosófica e conseqüentemente o exercício da reflexão crítica.
Quando se olha à educação, de modo geral, como processo formativo, é sempre essa ideia, que é de tradição da filosofia ocidental. É quando o individuo saí da pré- consciência para a consciência e no caso da expressão do senso comum para a consciência filosófica, que é o papel formativo do desenvolvimento intelectual de todo ser humano.
O questionamento, ou seja, a indagação, entretanto, é que o senso comum não consegue ver para que a filosofia sirva. Já no bom-senso precisa das indagações filosóficas, tem o intuito de aguçar o desejo de busca de correção e acúmulo de saberes: isso não é ciência e sim questões filosóficas.
Como dizia magnificamente Durkheim o objetivo da educação não é o de transmitir conhecimentos sempre mais numerosos ao aluno, mas o "de criar nele um estado interior e profundo, uma espécie de polaridade de espírito que oriente em um sentido definido, não durante a infância, mas por toda vida".
Disponível no site: http://literaciavozesdaescola.blogspot.com.br/p/filosofia-da-educacao-elizabeth-dos.html. Acesso em 17/05/2012.

Em função dos problemas existentes na realidade é que surgem os problemas educacionais, tanto mais complexos quanto mais incidem na educação todas as variáveis que determinam uma situação. Deste modo, a “Filosofia na educação” transforma-se em “Filosofia da Educação” enquanto reflexão rigorosa, radical e global ou de conjunto sobre os problemas educacionais. De fato, os problemas educacionais envolvem sempre os problemas da própria realidade. A Filosofia da Educação apenas não os considera em si mesmos, mas enquanto imbricados no contexto educativo.
ResponderExcluirOlá!!! Vim conhecer seu blog e gostei. Também creio que a vida deve ser uma constante educação. Um constante crescimento!!
ResponderExcluirAmiga, tenho um grupo de divulgação de blogs chamado ENTRE BLOGS, será muito bom ter seu blog no grupo, se quiser participar só é preciso acessar e se inscrever.
Bjuuuss
Cris
Blog Crescimento Cristão
Entre Blogs Grupo de Divulgação
Fan Page Cristãos em Construção