domingo, 29 de abril de 2012

Conceito de Ontologia - D25-5_AVA02

      É o estudo do Ser, sendo o ramo da filosofia que procura elaborar um pensamento sobre o Ser, sobre o que as coisas são em sua essência e não segundo sua aparência.
Platão e Aristóteles através da cultura grega arcaica implantaram com seus estudos a visão educacional dando o ponto de partida para a compreensão do problema do conhecimento e do estudo do ser humano.
Esta filosofia lida com nosso intimo, sabemos que este termo Ontologia foi introduzido por Aristóteles, desenvolvendo assim um conhecimento, uma ciência do Ser e da essência humana. Devemos nos lembrar de que o conhecimento não esta desvinculado da ontologia e que é a marca registrada daqueles que ainda se encontram nos diferentes níveis de ensino para aprender e ensinar.
Creio que é importante ressaltar que vivemos em um constante aprendizado, que não somos os donos da razão e que sempre haverá algo para se aprender no decorrer de nossa vida.
Fonte de pesquisa: Material didático Filosofia da Educação (JARDIM, BORGES & FREITAS at al, 2011). Acesso em 29/04/2012.

3 comentários:

  1. Realmente, as pessoias vivem em constante aprendizado, passam a refletir a partir daquilo que não conhecem. Assim, temos uma importante e famosa frase de Sócrates: “eu só sei que nada sei” - Pensamento sábio.

    ResponderExcluir
  2. Ontologia é pois, o conhecimento que trata do nosso ser. É a parte da filosofia que trata da natureza do ser, da realidade, da existência dos entes e das questões metafísicas em geral. Ela trata do ser enquanto ser, isto é, do ser concebido como tendo uma natureza comum que é inerente a todos e a cada um dos seres.

    ResponderExcluir
  3. Segundo Platão a ontologia introduz uma divisão no mundo, afirmando a existência de dois mundos inteiramente diferentes e separados: o mundo sensível da mudança, da aparência, do devir dos contrários, e o mundo inteligível da identidade, da permanência, da verdade, conhecido pelo intelecto puro, sem qualquer interferência dos sentidos e das opiniões. O primeiro é o mundo das coisas. O segundo, o mundo das idéias ou das essências verdadeiras. O mundo das idéias ou das essências é o mundo do Ser; o mundo sensível das coisas ou aparências é o mundo do Não Ser. O mundo sensível é uma sombra, uma cópia deformada ou imperfeita do mundo inteligível das idéias ou essências.

    ResponderExcluir