“Filosofia” e “Filosofia de Vida” D25-5_AVA01
Através da leitura do conteúdo proposto pude entender que a filosofia de vida é a que trazemos conosco demonstrando-a através de nossa opinião, da concepção de mundo que desenvolvemos pessoalmente. Procedemos assim cada qual com sua maneira de ser com nossas crenças e tradições. Assim ela não tem nada a ver com filosofia enquanto sistema organizado de pensamento.
Filosofia é uma invenção humana já que só nós podemos perceber e vivenciar o mundo ao nosso redor, buscando respostas para perguntas que nos levam a uma constante reflexão sobre a vida e a compreensão da realidade. A mesma teve inicio no final do século VII e inicio do século VI antes de Cristo em Mileto, sendo Tales o primeiro filosofo a buscar uma explicação racional sobre o mundo e a natureza que nos envolve, é marcada pela cosmologia, reflexão, conhecimento sistemático e sobre a ordem da verdade do mundo.
A mesma nasce da pergunta: “O que é isto?” Sendo para nós a principal referência como fundadora de toda cultura que nos cerca. É cercada de preconceitos e desvalorizada, apesar de ser útil e nos permite deixar de lado os preconceitos. Tem como objetivo de estudo o homem e trabalha através da reflexão.
“A filosofia é uma maneira de reaprender a ver o mundo”. (Merleau-Ponty, filósofo francês).
Disponível em: no material didático Filosofia da Educação (JARDIM, BORGES & FREITAS at al, 2011). Acesso em: 25/04/2012

A filosofia, nos leva a refletir sobre vários aspectos da vida e essa reflexão proporciona ao homem, maior conhecimento, sabedoria e cultura.
ResponderExcluirRealmente Edivânia, a filosofia é uma forma de reaprender a ver o mundo.
Genilza
Com certeza Edivânia, a Filosofia é a busca constante do conhecimento, da verdade é um olhar para dentro de nós mesmo, está sempre a procura de respostas, é um ato filosófico de o homem refletir, criticar e argumentar o pouco conhecimento que tem diante desde mundo imperfeito e maravilhoso que vivemos.
ResponderExcluir